SCHWANNOMAS VESTIBULARES

Schwannoma Vestibular ou Neurinoma acústico é um tumor BENIGNO que se desenvolve em um nervo que vai do ouvido interno ao cérebro. Esse nervo é chamado de nervo vestibular responsavel diretamente pelo equilíbrio.

Estes tumores se desenvolvem a partir das células de Schwann que cobrem o nervo vestibular. Geralmente, sao tumores que crescem lentamente. Raramente, ele pode crescer rapidamente e se tornar grande o suficiente para pressionar o cérebro e afetar funções vitais.

Os tratamentos para um neuroma acústico incluem:

monitoramento, radiação e remoção cirúrgica.

Sintomas

Os sintomas de um neuroma acústico são frequentemente fáceis de não perceber e podem levar anos para se desenvolver. Os sintomas podem ocorrer devido aos efeitos do tumor nos nervos de audição e equilíbrio. O tumor também pode pressionar nervos próximos que controlam os músculos faciais, conhecidos como nervo facial, e a sensação, conhecido como nervo trigêmeo. Vasos sanguíneos ou estruturas cerebrais também podem ser afetados por um neuroma acústico.

À medida que o tumor cresce, é mais provável que cause sintomas mais notáveis ou piores.

Sintomas comuns de um neuroma acústico incluem:

- Perda auditiva, geralmente gradual ao longo de meses a anos. Em casos raros, a perda auditiva pode ser súbita. A perda auditiva geralmente ocorre de um lado ou é pior de um lado.

- Zumbido no ouvido afetado, conhecido como tinnitus.

- Perda de equilíbrio ou sensação de falta de estabilidade.

- Tontura.

- Dormência facial e, muito raramente, fraqueza ou perda de movimento muscular.

- Raramente, um neuroma acústico pode crescer o suficiente para comprimir o tronco cerebral e se tornar fatal.

Quando consultar um médico

Consulte um profissional de saúde se você notar perda auditiva em um ouvido, zumbido no ouvido ou problemas de equilíbrio.

O diagnóstico precoce de um neuroma acústico pode ajudar a evitar que o tumor cresça o suficiente para causar complicações, como a perda total de audição.

Causas

A causa dos neuromas acústicos às vezes pode estar ligada a um problema com um gene no cromossomo 22. Normalmente, esse gene produz uma proteína supressora de tumor que ajuda a controlar o crescimento das células de Schwann que cobrem os nervos.

Os especialistas não sabem o que causa esse problema no gene. Frequentemente, não há uma causa conhecida para um neuroma acústico. Essa alteração no gene é herdada por pessoas com um distúrbio raro chamado neurofibromatose tipo 2. Pessoas com neurofibromatose tipo 2 geralmente têm crescimento de tumores nos nervos de audição e equilíbrio em ambos os lados da cabeça. Esses tumores são conhecidos como schwannomas vestibulares bilaterais.

Fatores de risco

Neurofibromatose tipo 2

Padrão de herança autossômica dominante

Padrão de herança autossômica dominante

Imagem ampliada

O único fator de risco confirmado para neuromas acústicos é ter um dos pais com o raro distúrbio genético neurofibromatose tipo 2. No entanto, a neurofibromatose tipo 2 representa apenas cerca de 5% dos casos de neuroma acústico.

Uma característica marcante da neurofibromatose tipo 2 é a presença de tumores não cancerosos nos nervos de equilíbrio em ambos os lados da cabeça. Tumores também podem se desenvolver em outros nervos.

A neurofibromatose tipo 2 é conhecida como um distúrbio autossômico dominante. Isso significa que o gene relacionado ao distúrbio pode ser passado para um filho por apenas um dos pais. Cada filho de um pai afetado tem uma chance de 50% de herdá-lo.

Complicações:

Um neuroma acústico pode causar complicações permanentes, incluindo:

- Perda auditiva.

- Dormência e fraqueza facial.

- Problemas de equilíbrio.

- Zumbido no ouvido.

- Tumores grandes podem pressionar o tronco cerebral, ocasionalmente impedindo o fluxo de líquido cefalorraquidiano entre o cérebro e a medula espinhal. O líquido pode se acumular na sua cabeça, uma condição conhecida como hidrocefalia. Isso aumenta a pressão dentro do crânio.